Nos últimos anos, o sector dos transportes tem beneficiado da excelente reestruturação da malha urbana rodoviária implementada pelo governo, pelo que o desenvolvimento do sistema logístico nacional tem constituído um fator decisivo para a competitividade do tecido económico. Esta melhoria das redes, e a sua gestão de forma articulada, têm contribuído significativamente para o aumento da competitividade e da coesão territorial.
Por outro lado, a importância da inovação e tecnologia tem permitido desenvolver melhores níveis de produtividade e crescimento económico nas empresas, envolvendo uma multiplicidade de variáveis e de atores com estratégias e posicionamentos muito diferenciados.
Tendo em conta as atuais condições económicas, as empresas neste setor enfrentam um grande desafio: conseguir aumentar as receitas e a satisfação dos seus clientes, enquanto reduzem os custos. Esta tarefa é possível através de uma extraordinária organização da empresa e uma focalização no cliente final.
Para tal, é necessário adotar uma consciência de gestão baseada em sistemas de indicadores de gestão modernos e com capacidade de responder aos novos desafios. Os sistemas de informação tornam-se, assim, essenciais para permitir aos principais decisores recolher e analisar dados atualizados, sendo o processo de modernização determinante para dotar as empresas de avançados sistemas, sobretudo nestas empresas do sector dos transportes.
Considera a IT Moves que uma das principais metas do sector deverá ser apostar na rápida modernização das empresas e habilitar os seus recursos, através da construção de Sistemas de Informação que sejam capazes de contribuir para a rapidez e qualidade com que se analisam dados e se tomam decisões. Utilizar e materializar a informação necessária através destes sistemas, é contribuir para gerir melhor, de forma moderna e eficiente, introduzindo as atuais preocupações ambientais.